Tuesday, September 11, 2012

Como teleportar?


Como teleportar?

Eu fiz um vídeo sobre isso no YouTube, mas nunca cheguei a escrever sobre isso.

Comecei a pensar sobre isso após assistir alguns vídeos do Michio Kaku, um professor de física dos Estados Unidos. Ele tem (ou tinha, não sei) um programa de televisão chamado Physics of the Impossible.

Nesse show Michio Kaku fala sobre teleporte, explicando uma maneira de mandar os átomos de uma pessoa de um lugar para outro.

Mas eu acho que essa idéia não está correta.
Eu acho que uma maneira de se conseguir o teleporte é COMPRIMIR O PRÓPRIO ESPAÇO e aproximar os pontos de origem e de destino. Se a montanha não vem a Maomé, Maomé vai à montanha.

Vamos pensar. O que é a distância entre 2 pontos?
Vamos supor que você queira ir da sua casa para a escola.  Suponha que você more na cidade à uma certa distância da escola, você vai precisar sair de casa, pegar uma rua, virar a esquina, pegar outra rua, talvez virar outra esquina, pegar outra rua, talvez cruzar alguma ponte, até finalmente chegar na escola.
A não ser que você seja capaz de voar sobre edifícios, em geral você não será capaz de viajar da sua casa para a escola numa linha reta.
Você precisa pegar várias ruas, virar várias esquinas, algumas ruas podem ser curvas.
Então, qual é a distância da sua casa até a escola?  Será a distância do caminho percorrido que está disponível a você. O caminho percorrido em geral não será perfeitamente reto, pelo contrário pode ter várias curvas e esquinas.

Mas se você olhar  um mapa e desenhar uma reta perfeita entre sua casa e a escola A DISTÂNCIA SERÁ MENOR.

O caminho que você percorre tem apenas uma dimensão, apenas comprimento, você pode caminhar para frente ou para trás apenas.
Mas o mapa tem 2 dimensões, comprimento e largura.

SE VOCÊ VIAJAR DA PRIMEIRA DIMENSÃO PARA A SEGUNDA DIMENSÃO,  A DISTÂNCIA ENTRE 2 PONTOS É MENOR.

Vamos supor agora que você queira viajar do Brasil para o Japão.
Para isso você vai pegar um avião. Vamos supor que o avião viaje em linha reta do Brasil diretamente para o Japão. Olhando para um mapa, que tem 2 dimensões, você pode desenhar uma linha reta entre o Brasil e o Japão.
Será essa a menor distância entre o Brasil e o Japão?

Em vez de olhar para um mapa, vamos ver um globo do planeta Terra.
A distância mais curta entre o Brasil e o Japão seria um túnel que atravesse o planeta Terra indo diretamente do Brasil para o  Japão.
O mapa tem 2 dimensões, o globo tem 3 dimensões.

QUANDO VOCÊ VIAJA PARA DIMENSÕES SUPERIORES, A DISTÂNCIA ENTRE 2 PONTOS SE TORNA MENOR.

Nos 2 casos anteriores nós supomos que a dimensão inferior é curva em relação a dimensão superior. Esse é o único caso em que a distância se torna menor.
Se o caminho entre a escola e a casa for uma linha reta, essa será a menor distância EM QUALQUER DIMENSÃO.

Mas supondo que a dimensão inferior é curva, isso significa que existe uma percurso mais curto numa dimensão superior.  Se nós continuarmos viajando para a quarta dimensão, quinta dimensão, sexta dimensão, etc, eventualmente chegaremos a uma dimensão em que os 2 pontos estarão bem próximos um do outro.
Tão próximos que poderíamos viajar de um ponto para outro, instantaneamente: TELEPORTE.

No comments:

Post a Comment