Thursday, March 6, 2014

Como solucionar o analfabetismo?


Como solucionar o analfabetismo?

Apenas duas coisas são necessárias: acesso a bom material didático e acesso a bons professores.

Material didático pode ser em forma de livros, CDs, DVDs, programas de televisão, rádio e internet.
Como melhorar o acesso a material didático? Aumentando o número e qualidade de bibliotecas públicas. Permitir acesso gratuito à internet em bibliotecas públicas. Incluir CDs e DVDs no acervo da biblioteca. Incluir reprodutores de CDs e DVDs em bibliotecas.

No Japão existem lojas chamadas de 漫画喫茶店 (manga kissaten), um tipo de lanchonete com um grande acervo de gibis, revistas, livros e computadores com acesso à internet onde você pode ler à vontade pagando apenas o café ou comida e uma pequena taxa para entrar.
Infelizmente muitas dessas lojas enfrentam problemas com as leis de direitos autorais. O governo precisa incentivar e apoiar a criação e disseminação desse tipo de loja.

Como melhorar o acesso a bons professores? Onde encontrar professores?
Bons professores pode ser:
- professores de escolas públicas
- professores particulares
- voluntários
- estudantes

Se você é analfabeto mas disposto a aprender a ler e escrever, como você pode encontrar professores?
A solução é perguntar. Conversar com familiares, amigos, colegas de trabalho, vizinhos. Perguntar em órgãos do governo, escolas públicas, prefeituras, igrejas, centros comunitários.

Eu acho que escolas públicas deveriam ser abertas ao público em geral e não restritas apenas aos alunos matriculados. Escolas públicas deveriam permitir que qualquer pessoa pudesse entrar nas salas de aula para assistir as aulas e aprender, sem necessidade de se matricular. A única diferença é que essa pessoa não teria direito de prestar as provas e adquirir diploma. O único requisito é que haja carteiras vazias na sala de aula. É realmente um desperdício haver carteiras vazias numa sala de aula.
Esse sistema possibilitaria que adultos e crianças que não tiveram a oportunidade de estudar a voltar a escola e aprender. Mesmo adultos formados provavelmente teriam interesse em voltar a escola e re-aprender ou relembrar.

Existe é claro o problema da segurança. Como saber se essa pessoa não é um criminoso que queira molestar as crianças? De alguma forma deveria haver algum tipo de cadastramento ou registro para qualquer pessoa que queira assistir as aulas.
--------------
Como aumentar o número de bibliotecas?

O que é necessário para se ter uma biblioteca? No mínimo uma sala com algumas cadeiras, uma estante com algumas dezenas de livros, um funcionário para gerenciar a biblioteca. Os livros podem ser adquiridos de graça através de doações. Os livro podem ser remetidos pelo correio. O doador pode pagar as despesas postais. O funcionário pode ser um voluntário trabalhando de graça.
Qualquer sala vazia pode ser usada. Qualquer organização ou instituição que tenha uma sala vazia pode simplesmente emprestar a sala de graça.
Talvez nem seja necessário um funcionário. Talvez nem seja necessário cadeiras. A biblioteca pode simplesmente ficar aberta para qualquer pessoa entrar, pegar um livro, levar para casa, ler e depois retornar o livro a biblioteca.
Talvez alguns voluntários sejam necessário para limpar e organizar a biblioteca de vez em quando.

Qualquer lanchonete, qualquer padaria, mercearia, supermercado poderia abrir uma biblioteca.
Uma simples estante de livros em qualquer canto da loja já é suficiente. Os livros podem ser adquiridos de graça através de doações. Os livros podem ser oferecidos de graça através de empréstimos.

Qualquer pessoa pode abrir uma biblioteca. Bastar ter uma caixa de papelão.  Coloque uma caixa de papelão no lado de fora da sua casa. Coloque um cartaz:
BIBLIOTECA GRATUITA.
DOE SEUS LIVROS AQUI.
LEVE PARA CASA À VONTADE.

Não importa quão pobre possa ser uma comunidade, é sempre possível abrir uma biblioteca.
Pobreza não é desculpa para não se abrir uma biblioteca.

No comments:

Post a Comment