Saturday, March 12, 2011

Terremoto no Japão

13:15 Estou em casa. Ontem às 15:00 houve terrremoto aqui no Japão. Eu estava trabalhando no primeiro andar, quando senti o chão tremer, saí para a rua, achando que algum poste ia cair em cima de mim... Por algum motivo eu sempre acho que é mais seguro ficar fora de casa do que dentro de casa.



Mas aqui na região de Tokyo foi basicamente só susto. O  terremoto foi muito pior na região norte do Japão por causa do tsunami. Em geral o terremoto em si não é perigoso. O chão treme um pouco. É só isso. O problema é o que acontece depois do terremoto. Muita gente morre porque estantes caem em cima das pessoas. O segundo problema é incêndio. O terceiro problema é tsunami. A região norte do Japão, principalmente Sendai foi afetado por um forte tsunami.

Ontem às 18:00 ficamos presos num congestionamento de tráfego. Tive a brilhante idéia de voltar para casa de trem.... Cheguei na estação de trem, havia uma multidão de gente esperando ônibus... Todos os  trens estavam parados!  Voltei andando para casa. Cheguei em casa às 23:30. Havia uma multidão de gente andando na rua. Muitas ruas estavam parados com congestionamento.

Infelizmente mesmo num terremoto pequeno, os trens acabam parando. O problema é que você nunca sabe se haverá novos tremores depois do terremoto. Mas 99,99% da população usa o trem para se locomover. Se os trens param, tudo pára.

Vários regiões estavam sem luz. Vários semáforos não estavam funcionando. Eu acho que essa foi a principal causa dos congestionamentos. Mesmo as pessoas que conseguiram pegar ônibus ficaram presas no congestionamento.

Eu estava com receio de não ter luz no meu apartamento. Ou água. Mas quando cheguei no apartamento estava tudo normal. Exceto por alguns objetos que tinham caído. Eu também estava achando que algumas estante iriam cair. No final nenhuma das estantes caiu. Na estante do quarto eu coloquei várias caixas de livros na parte de baixo da estante, justamente para evitar que a estante caia em caso de terremoto.

O problema foi o gás. Não havia gás no apartamento. Não havia jeito de fazer comida. Nem tomar banho. Ainda está muito frio para tomar banho frio. Mas felizmente o gás está de volta. Hoje de manhã telefonei para a companhia de gás. O gás é cortado automaticamente em caso de terremoto para evitar incêndio. Mas bastava apertar um botão no painel do gás para voltar a funcionar.

Estou assistindo as notícias do terremoto na YouTube. Um canal está colocando vídeos ao vivo.
http://www.youtube.com/tbsnewsi#main-channel-content

Um dos comentaristas está falando sobre as usinas nucleares. Há uma usina nuclear em Fukushima, uma das áreas afetadas. O que pode acontecer de pior? Na pior das hipóteses Chernobyl.... Mas por enquanto não parece haver nenhum sinal de que isso possa acontecer.

A região de Tokyo não foi muito afetada. Os trens voltaram a funcionar hoje. Um grande problema de Tokyo é que as ruas são estreitas. Em caso de terremoto os trens param de funcionar. E o trânsito também pára por causa do congestionamento. Deveria ser proibido usar carro em caso de terremoto. As ruas precisam estar livres para a polícia, bombeiros e ambulâncias. Sem bombeiros não há como conter incêndios. Se um grande terremoto acontecer em Tokyo, é provável que a cidade desapareça num grande incêndio...

Essa é uma boa hora para comprar ações na Bolsa de Valores. As ações devem estar baratas agora. Principalmente as ações de utilidades públicas.

No comments:

Post a Comment