Thursday, April 14, 2011

Jack Welch e porque despedir funcionários

Uma das idéias do livro de Jack Welch, "Winning" é de dividir os empregados de uma empresa em 3 grupos: o grupo de bom desempenho, o grupo de médio desempenho e o grupo de baixo desempenho.
O grupo de bom desempenho seria os 20% melhores funcionários.
O grupo de baixo desempenho seria os 10% piores funcionários.
Jack Welch defende a idéia de despedir os 10% dos funcionários que tem o pior desempenho.



Eu acho essa idéia bastante perturbadora, e não concordo com essa idéia.
Eu acho que o baixo desempenho do funcionário em comparação com os outros funcionários não é motivo suficiente para se despedir um funcionário.

Por que despedir um funcionário? Além dos motivos óbvios de crime ou comportamento imoral, o único motivo válido para se despedir um funcionário na minha opinião é o fato do funcionário ser ou não lucrativo para a empresa.

O empregado é lucrativo ou não para a empresa? Eu acho que essa é a única coisa importante para a empresa. O desempenho do empregado em comparação com os outros empregados não é importante. Por que isso seria importante? Por que despedir um funcionário que é lucrativo para a empresa? Mesmo que o desempenho em relação a outros empregados seja muito mais baixo. Mesmo que o lucro seja mínimo. Se o funcionário é lucrativo para a empresa, ele merece permanecer na empresa.

Mesmo que eu queira medir e comparar o desempenho dos funcionários, como fazer isso? De que forma medir e comparar os desempenhos dos funcionários? Principalmente se forem funcionários que fazem trabalhos totalmente diferente? Como comparar os desempenhos de um engenheiro com um operário na linha de produção? Não interessa a posição do funcionário no organograma da empresa. É possível ter um engenheiro com baixo desempenho e um operário com alto desempenho.

O objetivo da empresa é lucro. Se o empregado é lucrativo para a empresa, ele merece permanecer na empresa. Não há nenhum motivo para despedir um empregado que é lucrativo para a empresa.

No comments:

Post a Comment