Sunday, May 19, 2013

Histórias Budistas: como recusar insultos

anterior         índice              próximo

Uma vez um jovem rapaz de outra religião veio para Buda Shakson insultando-o violentamente.

Buda Shakson esperou em silêncio o rapaz terminar e então perguntou:
"Será que você já convidou seus amigos e familiares para festejar na sua casa?"
"Mas é claro!"
"Se seu convidados recusarem a comida que você oferece, a quem pertence a comida?"
"Se meus convidados não comerem a comida, a comida sobra para mim, é claro!"
"Se eu recusar os insultos que você oferece, a quem pertencem esses insultos?"

".............O quê??? Como você pode recusar um insulto?? Se eu insulto você, você precisa aceitar!"
"Não. Você pode oferecer, mas isso não significa que eu aceito."
"Como eu posso saber quando você aceitou ou não aceitou um insulto?"
"Quando você me insulta e eu insulto de volta, quando você me ataca e eu ataco de volta, isso significa que eu aceitei aquilo que foi oferecido.
No  entanto, quando eu NÃO REAJO, isso significa que eu não aceitei o que foi oferecido."
"Mas então... você nunca fica bravo?"

Buda Shakson respondeu gravemente:

" A pessoa sábia não sente raiva. Por mais violento que seja o vento, o mar do espírito permanece plácido, sem ondas. Retornar raiva com raiva é justamente a característica do tolo."

O jovem rapaz, em lágrimas, se torna discípulo de Buda.


Está história foi publicada no livro Hikari ni mukatte volume 1, página 99,  escrito por Kentetsu Takamori, original em japonês.

No comments:

Post a Comment