Tuesday, May 21, 2013

Histórias Budistas: pratique bons atos mesmo que ninguém esteja vendo

anterior         índice              próximo

Numa certa noite, o rei da Alemanha secretamente colocou uma enorme pedra bem no meio da avenida central da cidade.

Na manhã seguinte, um soldado bêbado tropeçou nessa pedra, caiu e bateu a cabeça.
"Quem foi o desgraçado que colocou essa pedra enorme bem no meio da rua?? Que idiota sem consideração!"
Reclamando e xingando bastante o soldado foi embora.

Em seguida um homem à cavalo, quase tropeçou na pedra.
"Que perigo!! Eu podia ter morrido batendo nessa pedra!! Molecagem tem limite!"
Reclamando bastante, ele também foi embora.

Após um certo tempo um fazendeiro puxando uma carroça, passou pela pedra.
"Que pedra enorme é essa?? Assim não dá para passar!"
Após dar um chute na pedra o fazendeiro foi embora.

Ao final ninguém quis remover a pedra do meio do caminho.

Um mês depois, o rei juntou a população da cidade para o meio da praça central.
"Na verdade, fui eu quem colocou essa pedra no meio do caminho. No entanto, até hoje, ninguém quis remover essa pedra para o benefício da população."
"Isso provavelmente deve ser culpa da minha política no governo"
"Então, hoje, quem vai remover essa pedra daqui sou eu".

O próprio rei  removeu a pedra do meio do caminho.

Nesse momento, bem embaixo da pedra, havia uma bolsa repleta de moedas de ouro, e uma mensagem "Pequena recompensa para quem remover esta pedra".

Está história foi publicada no livro Hikari ni mukatte volume 1, página 18,  escrito por Kentetsu Takamori, original em japonês.

No comments:

Post a Comment