Wednesday, August 31, 2011

Gota dágua

Hoje, 19 de julho de 2011, tinha acordado de manhã pronto para ir ao trabalho.... Meu tornozelo estava tão inchado e dolorido que eu mal podia andar.

Meu tornozelo já estava doendo há 2 dias atrás, mas eu tinha achado que não era nada, que logo iria sarar.
Me enganei. O dor foi ficando pior e pior.
Pensei em ir ao serviço assim mesmo.
Mas eu não estava conseguindo andar.
Desisti de ir para o serviço. Decidi ir para o hospital. Eu sempre vou para o mesmo hospital em Musashi-Kosugi.
Mas eu não estava conseguindo andar! Não iria conseguir andar até o ponto de ônibus.

Decidi chamar a ambulância. Era a segunda vez que chamo a ambulância na vida. Nunca entrei numa ambulância.
Mas não lembrava o número da ambulância. Eu fico só assitindo filmes americanos, ambulância nos Estados Unidos é 911, mas qual é o número aqui no Japão? Eu nunca consegui memorizar, nem ambulância nem bombeiros, nem polícia
No final tive que ligar o computador e verificar na internet.

119 ambulância/bombeiros
110 polícia

Chamei a ambulância, expliquei a situação.
Fiquei esperando deitado. Logo deu para ouvir a sirene da ambulância.
Levantei, saí de casa, tranquei a porta, fiquei esperando do lado de fora.
A equipe da ambulância chegou até a porta do apartamento com uma maca. Havia 3 ou 2 rapazes, não lembro. Eles perguntaram meu nome, pediram minha identificação. Fui levado para dentro da ambulância mas ele não partiram imediatamente. Um rapaz perguntou para qual hospital eu queria ir. Ele sugeriu um hospital. Para mim tanto faz, qualquer hospital estava bom. Então ele telefonou para o hospital, e ficou 2 ou 3 minutos explicando a situação. Só então a ambulância partiu.
Eu sempre achei que a ambulância partiria imediatamente a toda velocidade. Ambulâncias no Japão andam bem devagar.

Cheguei no hospital na área de emergências.Fui levado em carreira de rodas. O médico olhou para o meu tornozelo, estava vermelho e inchado. E dolorido.
Ele perguntou se eu tinha batido a perna em algum lugar. Eu absolutamente não lembro. Pelo que eu lembre não tinha sofrido nenhum acidente, não tinha batido em nada. No sábado eu tinho ido trabalhar, no domingo tinha ido passear em Katase-Enoshima, no feriado de  segunda tinha ido passear em Shinjuku e Shibuya. Eu era capaz de andar normalmente até ontem.Eu já estava com uma dor no tornozelo há 2 dias atrás mas não era forte o suficiente para me deixar incapacitado.

Eu comecei a me sentir mal, como sempre. Eu não conseguia andar com o pé dolorido, sentado numa carreira de rodas desconfortável.
Eu estava lembrando o que li no livro do Dale Carnegie sobre relaxamento. Eu estava tentando relaxar o máximo possível, mas não estava conseguindo. Minha pressão começou a cair, senti que ia desmaiar. O médico notou por que eu começava a me debruçar.
Então eles me levaram para uma cama. Uma enfermeira colocou um tubo no meu braço. Não sei o nome daquelas coisas. Uma bolsa com algum líquido e um tubo direto na minha veia.
Mas deitado dava para relaxar, felizmente. Quase dormi na verdade.
Eu podia ouvir a conversa das enfermeiras e médicos.
Tinha alguém reclamando bastante. Será que era paciente? Será que era médico? Agora eu penso que era médico. Todos os médicos do hospital pareciam impacientes e mal-humorados.

Um outro médico veio, fez perguntas apalpou meu tornozelo até doer.Ele disse que poderia ser 通風 (gota), mas precisava fazer exames para confirmar.

Eles fizeram exames de urina, sangue e chapas de raio-X do meu tornozelo.
O exame de sangue (ou urina) mostrou que a ácido úrico no meu sangue estava muito alto.
Eles decidiram que era gota.
Após os exames eu estava ansioso para voltar para a cama e dormir. O tempo de espera era muito longo.

Finalmente uma médica 整形外科 (ortopedia?) veio para conversar comigo. Mas quando ela viu que eu era estrangeiro, ela parecia não estar mais disposta a conversar. Ela pediu para esperar.
Logo depois uma enfermeira me pede para esperar do lado de fora do consultório. Foi meio difícil me vestir e andar para fora.
Então a enfermeira me dá uma papelada e diz para ir no caixa pagar as contas. Eu receberia a receita dos remédios lá. E tenha um bom dia!

Eu tinha chamado uma ambulância porque não conseguia andar, e agora a enfermeira me pede para ir embora, como se eu estivesse curado! Fiz um monte de exames,sim, mas até aquele ponto não tinha recebido nenhum remédio.

Fui no caixa paguei, mas estava confuso. Afinal,o que eu tenho?? Qual é a minha doença?? Por que eu peguei essa doença?? O que devo fazer exatamente? Vou ficar curado? Quando vou ficar curado? Ou será que vou morrer??

Voltei e pedi para conversar com a ortopedista.
De alguma forma ela achava que pelo fato de eu ser estrangeiro eu não entenderia as explicações. Eu comecei a ficar bravo. Fiz as perguntas.

O remédio que ela tinha receitado era apenas para conter a dor.
Ela queria que eu fosse para outro hospital mais perto da minha casa daqui a uma semana para receber o tratamento para gota.
Segundo ela o tratamento só pode ser iniciado depois que a dor desaparace.
O tratamento para gota visa diminuir a quantidade de ácido úrico no sangue.
Então ela me deu alguns panfletos sobre gota.
E disse para ir embora.

Tentei ir embora. A não ser que eu pulasse com apenas um pé estava impossível me locomover. Eu nem sabia onde eu estava. Verifiquei o mapa que sempre carrego. Mas não sabia como voltar para casa. Comecei a procurar ponto-de-ônibus. Começou a chover.Eu estava sem guarda-chuva. Minha situação era ridícula.

Voltei para o hospital. Eu também estava ficando mal-humorado! Exigi ver a ortopedista. Eu preciso de muletas! Por que você não volta de táxi? Nessa hora deu vontade de dar um murro na ortopedista.
Finalmente consegui as muletas. 6 mil ienes para emprestar as muletas. Pagamento adiantado.

Mas pelo menos com as muletas eu conseguia andar. Fui andando para a estação de trem mais próxima, a menos de 1 km. Fui até Mukogaoka, depois ônibus até em casa.
Pelo menos vou poder ir ao serviço amanhã com as muletas.

No comments:

Post a Comment